Nossas Notícias
Estamos em 2020, o “Ano da pandemia de coronavírus”. Desde o dia 24 de março o estado de São Paulo está sob o Decreto nº 64.881¹ que determina a quarentena estadual e que afeta o comércio, mas não a indústria (diretamente). Dia 25 de maio é o dia nacional dessa atividade tão importante que representou 20,9% do PIB de 2019², de acordo com IBGE, conforme tabela abaixo:
Coronavírus
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou em 14/05/2020 o material “Sondagem Especial: Impacto da Covid-19 na Indústria”³. Uma pesquisa elaborada junto a empresários industriais, que compila respostas coletadas entre os dias 01 e 14 de abril sobre essa crise. Do levantamento, cabe destaque que 70% das empresas apontaram queda de faturamento, 45% relataram inadimplência dos clientes, 44% tiveram pedidos/encomenda cancelados, 21% identificaram queda de produtividade de mão de obra, entre outros fatores.
Ainda que compreendendo as consequências na atividade industrial, a CNI tem focado em soluções como participação em “seis iniciativas internacionais para posicionar melhor o setor privado brasileiro e aperfeiçoar suas propostas ao governo no combate à crise econômica e social do coronavírus”4.
A opinião do especialista
Marcos Françóia, professor e conselheiro empresarial, alerta que “o que não se pode fazer nesse momento é ficar sentado em cima do problema e esperar soluções somente do Governo. As soluções nascem no âmago empresarial, com conhecimento e gerenciamento dos custos, tendo muito bem mapeado o perfil dos clientes e o mercado no qual atua, e criatividade para inovar e agregar valor aos negócios“.
Françóia ressalta que “o impacto econômico chegou e chegaria ao Brasil independente do índice de contaminação pelo coronavírus aqui no país, pois a economia mundial foi impactada fortemente“.
Especialista em gestão e reorganização empresarial e sócio-fundador do Grupo MBF PARTNERS Assessoria Empresarial, Françóia completa que
“os empresários terão que conviver com isso e se manter em pé, pois a retomada também será rápida, com uma grande demanda reprimida. Quem estiver em pé e estrategicamente posicionado se recuperará mais rápido”.
Como o cenário impacta a Tese
Segundo os diretores da Tese Motores Elétricos, “até o momento os impactos sofridos com a pandemia da COVID-19 são relativamente baixos”. Porém compreendem que “os produtos e serviços comercializados são fundamentais para a continuidade da produção nas indústrias de diversos segmentos da região, porém, a queda no consumo pela sociedade em geral, pode afetar significativamente a demanda, comprometendo a situação econômico financeira da empresa“.
Tendo como seu valor uma conduta social responsável, conscientizam todos os colaboradores, clientes e fornecedores, a praticarem ações que minimizem o contágio e, assim, possam contribuir para reaquecimento da economia.
“A Tese segue confiante e determinada, fazendo tudo que for necessário para minimizar os impactos deste colapso econômico“, concluem.
A origem do Dia da Indústria
A indústria é o principal setor que contribuiu para a Tese Motores Elétricos nesses 34 anos. Permitiu à empresa expandir e acumular credenciais, certificações, conhecimento, experiência e reconhecimento pela excelência em seu trabalho.
Isso faz do Dia da Indústria a data ideal para ser publicado o primeiro post do blog “Em Tese”. A origem desse dia se dá em memória de Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional. Simonsen era engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador, político e membro da Academia Brasileira de Letras5.
Fontes
¹http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx?DataPublicacao=20200323&Caderno=DOE-I&NumeroPagina=1
²https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/b3/17/b3175cc0-e725-490b-82dc-80bf09c9a336/industria_numeros_abril2020.pdf
³http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondesp-77-impactos-da-covid-19-na-industria/
4https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/internacional/iniciativas-internacionais-contra-coronavirus/
5http://www.al.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/AL/dia-da-industria-revela-a-importancia-do-setor-para-a-economia,c0a2e9740c726410VgnVCM2000003c74010aRCRD